Você já deve ter ouvido esta sugestão muitas vezes, mas quando se fala em aumentar o consumo de fibras logo vem à idéia de que é preciso virar passarinho e passar a comer sementes e coisas parecidas ou que as refeições serão monótonas e pouco saborosas.
Na verdade esta idéia é um mito. As fibras podem contribuir e muito para a sua saúde!
Seu intestino funcionará regularmente sem a necessidade de utilizar laxantes, será possível prevenir doenças como o câncer de intestino, combater a obesidade, controlar diabetes mellitus e doenças cardiovasculares. Uma dieta rica em fibras contribui para aumentar a saciedade e de quebra ajuda a reduzir a absorção de gorduras e colesterol presentes em alguns alimentos de origem animal como a carne vermelha, por exemplo.
As fibras estão presentes nas frutas, verduras, legumes, leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja...). Isto significa que uma dieta equilibrada já é em si rica em fibras, mas de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é baixo consumo de fibras no Brasil onde se observa uma significativa freqüência de câncer de cólon e reto.
Bote uma corzinha no seu prato!
Quanto mais colorido for seu prato maior será a ingestão de vitaminas, minerais e fibras. Aproveite o vermelho do tomate, o roxo da beterraba, o verde do alface... Procure colocar no seu prato os legumes e verduras que você mais gosta e depois comece a incorporar os demais aos poucos. Dessa maneira você estará criando um hábito saudável.
Existem dois tipos de fibras alimentares: as solúveis e as insolúveis.
As fibras solúveis são aquelas que se dissolvem em contato com a água (pectina, goma, mucilagem). Contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, regularizam o funcionamento dos intestinos tanto na diarréia quanto na constipação e ainda ajudam a diminuir a absorção de glicose e colesterol. Estão presentes nas frutas, vegetais, feijões, lentilha, grão-de-bico, aveia, linhaça...
As fibras insolúveis (celuloses, ligninas e hemiceluloses) ao contrário das fibras solúveis não se dissolvem na água, mas beneficiam o funcionamento intestinal, pois aumentam o bolo fecal além de garantir os movimentos peristálticos. Isso significa que este tipo de fibra funciona como uma “vassoura” que ajuda a limpar nosso intestino e evita o acúmulo contribuindo com a prevenção da constipação e de hemorróidas. Fibras insolúveis são encontradas no farelo de trigo, nas leguminosas, nos vegetais...
Os cereais que também são fonte de fibras devem sim fazer parte diariamente da nossa alimentação. Ah, mas não se esqueça: É necessário uma boa ingestão de líquidos (água preferencialmente) e praticar atividades físicas regularmente.
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, a recomendação é de 25 g de fibras alimentares ao dia para adultos saudáveis e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão de fibras alimentares totais acima de 25 g por dia. Esta quantidade pode ser alcançada apenas associando à sua alimentação diária frutas, verduras, legumes, leguminosas, cereais integrais...
A Pirâmide Alimentar recomenda a ingestão de 3 a 5 porções de frutas e de 4 a 5 porções de hortaliças por dia.
Então, seguem de sugestão duas receitas saborosas.
BISCOITO DE AVEIA
Ingredientes:
1 pitadinha de sal
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ovo
1/2 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
1 ½ xícaras (chá) de aveia em flocos
1 colher (sopa) de margarina light sem sal
1 colher (sopa) de mel
Canela à gosto
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a (200°). Numa vasilha funda, bata bem o ovo até ficar espumando, a seguir, junte o açúcar e a margarina light sem sal. Acrescente aos poucos o restante dos ingredientes, mexendo bem. Com uma colher (chá), vá colocando a massa numa forma untada e enfarinhada deixando espaço entre os biscoitos. Leve-os ao forno por 15 minutos, ou até ficarem corados.
BARRA DE CEREAL LIGHT:
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/2 xícara de mel
1 xícara de flocos de milho
1/2 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara de uva passa sem sementes
1 colher (sopa) de margarina light sem sal
Modo de preparo:
Leve ao fogo uma panela com o açúcar, mel, flocos de milho, aveia em flocos e uva passa. Cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até obter uma massa homogênea. Retire do fogo, despeje a massa sobre uma superfície lisa, untada com a margarina light. Corte as barrinhas no formato de retângulos com a massa ainda quente. Quando esfriar, envolva as barrinhas em filme multiuso especial para alimentos ou guarde em um pote bem fechado.