Saúde é Qualidade de Vida

Este blog é elaborado com muito carinho e é destinado a todos que buscam informações seguras sobre alimentação saudável para a promoção da qualidade de vida. Saiba que as informações contidas neste blog são gerais de carater informativo e não substitui de forma alguma o atendimento nutricional individualizado com o profissional nutricionista. Sejam todos bem vindos!!!!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Além da força de vontade...

Mudar hábitos de vida e principalmente alimentares para melhorar a qualidade de vida é uma tarefa fácil?

Para muitas pessoas parece dificil, há quem diga inclusive que seja impossível!

Tenho observado o sofrimento de muitos que acabam mudando drasticamente suas rotinas e não conseguem os resultados idealizados.

Diante disso eu sugiro a quem estiver um tanto desanimado a procurar ajuda de profissionais habilitados para auxiliá-lo.

Ás vezes é dificil conseguir nossos objetivos sozinhos, é preciso reconhecer quando necessitamos de ajuda e ir em busca.

Nutricionistas, psicólogos, professores de educação física, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e outros tantos profissionais passaram a trabalhar juntos para ajudá-lo não só a melhorar seu estado de saúde mas também prevenir muitos problemas que podem afetar sua qualidade de vida.

Lembre-se você é o autor da sua história e o único capaz de realizar as mudanças das quais necessita. Os profissionais podem te ajudar mas quem tem que fazer é você! Pense nisso.

"Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto já começa a ser realidade..." Raul Seixas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dias Especiais!!!!


Queridos leitores!!!
Gostaria de dividir com vocês a minha satisfação por ter ministrado uma palestra no dia 11 de maio para uma platéia muito especial e agradável na sede do 15° núcleo do CPERS em Erechim-RS. A palestra foi sensacional pois eu contei com a participação da platéia que se mostrou muito interessada no tema, fizeram muitos questionamentos, colaboraram também trazendo exemplos tirados de experiências vividas e o que aconteceu foi uma grande troca de conhecimento.
O tema da palestra foi " 5 Dicas par melhorar a qualidade da alimentação para a promoção da qualidade de vida em todas as idades!"
Eu havia sugerido algumas receitas simples para mostrar que de forma saudável e saborosa muitos alimentos podem passar a fazer parte de nossa alimentação habitual, basta um pouco de criatividade e a nossa saúde é a grande beneficiada.
Minha mãe sempre diz que nunca devemos saír da mesa totalmente saciados, devemos sair com um gostinho de "quero mais", pois isso é um incentio para voltarmos. Concordando ou não com esta idéia, eu digo que não saimos desta experiência totalmente saciados, não é? Ficou dentro de mim um gostinho de "quero mais" e espero que para os presentes na palestra tenha acontecido o mesmo.
A nutrição é uma ciênciaque está muito longe de ser estática, pelo contrário, está sempre evoluindo e espero que nunca abandonemos o desejo de conhecer mais sobre o assunto que é muito interessante e este conhecimento trás benefícios incalculáveis para nossa saúde se colocarmos em prática em nosso cotidiano.

Agora então, deixarei aqui registradas as receitas, espero que sejam úteis a vocês!

Creme de ervas finas com iogurte


Ingredientes:

1 pote de iogurte natural

suco de 1 limão

1 colhe (sopa) de azeite de oliva

½ colher (chá) de Sal

1 alho bem picadinho (opcional)

Mix de ervas finas: alecrim, salsinha, sálvia, cheiro verde, manjericão, hortelã e orégano. Tudo bem picadinho.

Modo de preparo:

Misture tudo e deixe na geladeira antes de usar (3 hs antes).

Pode ser usado como acompanhamento de carnes, tempero para salada, molho para massas ou simplesmente para substituir a margarina ou a maionese em sanduíches.


Leite Condensado Diet


Ingredientes

1 xíc. de chá de leite em pó desnatado;

½ xíc. de água fervente;

½ xíc. de adoçante para forno e fogão;


Modo de Preparo

Bater no liquidificador por 3 minutos e manter sob refrigeração por 30 minutos antes de utilizá-lo.

Este leite condensádo pode ser utilizado para preparar um delicioso pudim de leite condensado adicionando à receita a mesma medida de leite, 3 ovos e1 colher (sopa) de farinha de trigo. Bater todos os ingredientes no líquidificador, adicionar a uma fôrma caramelada e levar ao banho-maria por 1hora e 10 minutos ou até que fique firme. Fica divino! Outra sugestão para utilizar o leite condensádo diet é a seguinte:


Mousse de maracujá


Ingredientes:

1 pote de iogurte natural

1 receita de leite condensado diet

1 copo (200ml) de leite desnatado

½ copo de suco concentrado de maracujá

1 envelope de gelatina em pó sem sabor incolor


Modo de preparo:

Hidrate a gelatina em pó sem sabor, conforme orientação do fabricante e reserve. No liquidificador bata o leite condensado, o iogurte natural e o suco de maracujá. Em seguida, agregue a gelatina em pó sem sabor e continue a bater (só para misturar). Por fim, coloque em um refratário e leve à geladeira até ficar firme (mais ou menos 2 horas).


Vale lembrar que o equilíbrio é o segredo! Mesmo sendo receitas com menos calorias que as receitas tradicionais devem ser consumidas com moderação.

Bom apetite!!!


Projeto Inverno Saudável!!!

Você sabia que a alimentação pode contribuir para melhorar seu bem estar físico, inclusive nesta época do ano?

Alimentos ricos em vitamina A, ácido ascórbico (vulgo Vitamina C), vitaminas do complexo B, vitamina E, ácido fólico e minerais como Zinco e Selênio dão literalmente uma força e por isso devem fazer parte da nossa alimentação habitual principalmente nesta época do ano.

Que alimentos consumir?

A sugestão é incorporar à nossa alimentação habitual alimentos como iogurte, alho, gengibre, frutas, legumes e verduras variados. Veja abaixo as fontes das vitaminas e minerais importantes para melhorar nosso sistema imunológico e de quebra amenizar o stress:

Vitamina A: cenoura, abóbora, mamão, fígado, batata doce, brócolis, damasco...

Vitaminas do Complexo B: banana (também rica em triptofano e por isso confere bem estar), ovos, espinafre e brócolis, jabuticaba, laranja, uvas, levedo...

Vitamina C: Esta vitamina pode se perder com o tempo, portanto, alimentos preparados como por exemplo, suco de laranja e acerola, deve ser consumido imediatamente logo após o seu preparo para que não haja grandes perdas. Algumas fontes: laranja, limão, acerola, kiwi, caju, morango, tomates, pimentões, vegetais folhosos escuros, lima...

Vitamina E: germe de trigo, óleo de soja (Os óleos vegetais são ricos em vitamina E, independente da marca!), oleaginosas como a castanha, nozes, amêndoas e outra fonte é a gema do ovo, além dos vegetais folhosos.

Ácido Fólico: fígado, feijões, brócolis, couve, espinafre, rúcula, atualmente as farinhas são enriquecidas com ácido fólico, além do ferro.

Selênio: carne de aves, fígado, castanhas, peixes...

Zinco: carnes, peixes, leite, cereais integrais, fígado...

Os alimentos sugeridos são bem simples e muitos deles fazem parte da nossa alimentação diária. A natureza é sábia, pois as verduras, os legumes e as frutas da época são ricos nas vitaminas e nos minerais que necessitamos para ter uma boa qualidade de vida e melhorar nosso estado de saúde. Cabe a nós fazermos as escolhas alimentares corretas.

terça-feira, 30 de março de 2010

Um olhar sobre a alimentação de nossas crianças.

Excesso de peso, Hipertensão (pressão alta), Diabetes, Hipercolesterolemia (colesterol alto)... Doenças comuns em adultos? Não só! Estas patologias têm sido observadas cada vez mais cedo, nas crianças, crianças pequenas.

A mais ou menos três décadas atrás a desnutrição era grande causa de preocupação no que tange o estado nutricional das crianças e impulsionou o surgimento de programas sociais de enfrentamento à fome e a pobreza. O tempo passou e hoje a preocupação mudou! O que exige maior atenção agora é o excesso de peso que pode ser observado nos infantes de todas as classes sociais. E associada à obesidade, surgem outros problemas de saúde, como os descritos no inicio deste texto. São efeitos da vida moderna?

É necessário que não só os pais, mas toda a família cultivem hábitos alimentares saudáveis. As crianças aprendem muito com os exemplos que observam nos outros (na maioria das vezes nos adultos). É no ambiente familiar que as crianças adquirem os hábitos alimentares que cultivarão no decorrer da vida.
Prestar atenção no que comemos e no que as crianças comem é o primeiro passo para uma tomada de consciência de possíveis problemas nutricionais e se for necessário buscar ajuda!

Vale lembrar que somos nós os adultos da casa que devemos decidir quais os alimentos que devem ser adquiridos para nutrir toda a família e não as crianças! Reduzir o consumo de refrigerantes, que na maioria das vezes são ricos em corantes e açúcar, evitar o consumo de sal e açúcar em excesso, oferecer opções de alimentos saudáveis como iogurte, frutas, pão integral, leite... Incentivar a prática de atividades físicas, mesmo como forma de lazer são medidas simples, mas contribuem para um bom estado de saúde.

O sedentarismo também contribui para o surgimento de muitas patologias, portanto, cultivar hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas, por exemplo, melhoram a qualidade de vida de pessoas de todas as idades!
Viver é muito bom e viver com saúde é melhor ainda!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Controle o excesso de glicose da sua alimentação e modere sua fome!



Uma alimentação saudável depende de nossas escolhas. O vídeo acima trata de uma reportagem sobre alimentação saudável muito interessante produzida pelo Jornal Hoje. Vale a pena conferir!

Para comemorar a Páscoa...

Dia 04/04/2010 comemoramos a Páscoa que é tão esperada por crianças de todas as idades...
E ao que este evento está associado?
Ao bom e velho chocolate! Há quem acredite que nesta época o exagero no consumo dessa guloseima é perdoado e perfeitamente permitido.
Chocolate é de fato muito saboroso, mas como qualquer outro alimento deve ser consumido com moderação. Além de muito calórico, o chocolate, independente de ser meio amargo ou ao leite, possui uma quantidade de gordura que dev
e ser levada sempre em consideração.
As crianças ficam em estado de graça quando ao despertarem no domingo de páscoa encontram uma cesta cheia de doces diversos e ovos coloridos. Isto faz parte da tradição, mas a cesta que faz brilhar os olhos dos infantes não precisa e nem deve ser consumida em um único dia, pelo contrário, pode ser saboreada um pouco a cada dia!
De acordo com a Pirâmide Alimentar que representa o modelo de uma alimentação saudável, variada e equilibrada, é permitida a ingestão de até 2 porções de doce por dia. Ou seja, o segredo é comer com moderação! A dica é que o doce seja ingerido após uma refeição principal como o almoço, por exemplo. No almoço a ingestão de fibras é maior e as fibras contribuem para reduzir (não impede!) a absorção de gorduras e açúcares ingeridos na refeição. Outra dica interessante é associar o chocolate às frutas. Além de ser uma deliciosa combinação ainda contribui para a qualidade já que dessa forma o chocolate deixa de ser uma iguaria de “calorias vazias” e é enriquecido com os nutrientes das frutas. É bom lembrar que a qualidade do chocolate também é importante, portanto, prefira aqueles com quantidade maior de cacau e menor quantidade de gordura vegetal hidrogenada.
Assim, na Páscoa, como em qualquer outra data festiva, prima pela qualidade e o bom senso e não pela quantidade. Feliz Páscoa a todos!!!!

terça-feira, 9 de março de 2010

Gorduras Trans? É bom saber!

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre as famosas gorduras trans. Para saber mais sobre o assunto observe as explicações da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em seu Sistema de Perguntas e Respostas:

O que são gorduras trans?
As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Estão presentes principalmente nos alimentos industrializados. Os alimentos de origem animal como a carne e o leite possuem pequenas quantidades dessas gorduras.

Para que servem as gorduras trans?
As gorduras trans formadas durante o processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos.

Esse tipo de gordura faz mal para a saúde?
Sim. O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar:
1) Aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim - LDL-colesterol.
2) Redução dos níveis de colesterol bom - HDL-colesterol.
É importante lembrar que não há informação disponível que mostre benefícios a saúde a partir do consumo de gordura trans.


Gordura hidrogenada é o mesmo que gordura trans?
Não. O nome gordura trans vem da ligação química que a gordura apresenta, e ela pode estar presente em produtos industrializados ou produtos in natura, como carnes e leites. A gordura hidrogenada é o tipo específico de gordura trans produzido na indústria.

Quais alimentos são ricos em gordura trans?
A maior preocupação deve ser com os alimentos industrializados - como sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos de pacote, pastelarias, bolos, biscoitos, entre outros; bem como as gorduras hidrogenadas e margarinas, e os alimentos preparados com estes ingredientes.

Como é possível controlar o consumo da gordura trans?
A leitura dos rótulos dos alimentos permite verificar quais alimentos são ou não ricos em gorduras trans. A partir disso, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras, ou que não as contenham. As indústrias têm até julho de 2006 para adequarem os rótulos de seus produtos.

Como deve ser declarado o valor de gorduras trans nos rótulos dos alimentos?
O valor deve ser declarado em gramas presentes por porção do alimento, conforme tabela. A porcentagem do Valor Diário de ingestão (%VD) de gorduras trans não é declarada porque não existe requerimento para a ingestão destas gorduras. Ou seja, não existe um valor que deva ser ingerido diariamente. A recomendação é que seja consumido o mínimo possível.

Como posso saber se o alimento é rico em gordura trans?
Para saber se o alimento é rico em gordura trans basta olhar a quantidade por porção dessa substância. Não se deve consumir mais de 2 gramas de gordura trans por dia.
É importante também verificar a lista de ingredientes do alimento. Através dela é possível identificar a adição de gorduras hidrogenadas durante o processo de fabricação do alimento.

Pode ser utilizado o claim (alegação) "livre de gorduras trans" nos rótulos dos alimentos?
Sim, desde que o alimento pronto para consumo atenda às seguintes condições: - máximo de 0,2g de gorduras trans por porção; e - máximo de 2g de gorduras saturadas por porção. Os termos permitidos para fazer este claim são: “não contém...”, “livre...”, “zero...”, “sem...”, “isento de...” ou outros termos permitidos para o atributo “Não contém” da Portaria SVS nº 27/98. Não podem ser utilizados outros atributos para gordura trans.

Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/index.asp?secao=28

Pense bem! Na porção do alimento pode não haver uma quantidade considerável de gordura trans, mas muitas pessoas consomem todo o conteúdo da embalagem e neste caso pode haver sim uma quantidade dessa gordura e isso deve ser levado em consideração nas suas escolhas alimentares.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Para além do Dia Internacional das Mulheres! Alimento para a alma...

Oito de março é o dia em que nós mulheres somos homenageadas. Todos se lembram do quanto a presença feminina é importante na sociedade de forma geral.
Na verdade esta data serve principalmente para lembrar não só ao outros mas também a nós o quanto somos guerreiras, como fazemos o mundo que desejamos e este mundo só é possível graças à presença de outras pessoas importantes em nossas vidas, sejam nossos pais, amigos, namorados, maridos, filhos, irmãos... essas pessoas nos incentivam a ir mais longe, a construir sempre mais não importam as dificuldades que encontramos no decorrer do processo não é verdade?

Mulher é um ser que tem amor próprio, quer bem aos outros mas sabe que só pode dar de si se realmente estiver bem consigo mesma. Costumo associar amor ao cuidado. Penso que o cuidado com a nossa saúde vai além da estética (até porque somos muito mais que um corpinho! Concorda?). Alimentar-se bem, praticar atividades físicas, divertir-se, dedicar tempo a uma leitura edificante, conviver com as pessoas, em fim, cultivar bons hábitos de vida para que possamos ter saúde para realizarmos tudo que desejamos.
Hoje quero homenagear todas nós mulheres, mas de forma especial aquelas mães que lutam para que não só seus filhos mas que os filhos de outras mulheres (muitas vezes desconhecidas) tenham acesso ao que necessítam para viver plenamente. Estas mulheres se reunem em associações criadas por elas!

Sim! algumas crianças nascem portadoras de patologias que muitas vezes nós nem sabemos que existem e que sejam tão graves. Eu acredito que crianças especiais nascem em lares muito especiais, nascem de mães guerreiras e que se for preciso dão a propria vida! Todas as mães são assim e por isso qualquer uma pode gerar um filho com necessidades especiais.
Mulheres mães de todo Mundo, desejo a todas vocês muita força e muita luz também. Mesmo sem ter esta pretenção vocês são exemplo de garra, amor e doação incondicional ao semelhante.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Final de semana chegando...

Gente, está chegando o final de semana e aqui no Rio Grande do Sul domingo é dia de quê??? Acertou! Carne assada (churrasco né) e maionese. Eu sei que todo mundo gosta de uma receitinha diferente para incrementar as refeições do dia-a-dia, então aí vai a sugestão de uma receita mais saudável de maionese caseira. Esta maionese é diferente pois é feita apenas com um ovo (menos colesterol que as maioneses tradicionais) e 1/2 xícara de óleo de soja (você pode substituir o óleo de soja pelo azeite de oliva, fica mais gostoso também). Experimente fazer neste final de semana, é muito boa e não tem erro, sempre dá ponto.
Maionese caseira

Ingredientes:

1 colher (sopa) de amido de milho
1/2 copo(100ml) de água
1/4 de xícara (chá) (50ml)de leite (pode ser o desnatado)
1/2 colher (chá) de sal
1 pitadinha de açúcar
1 ovo
suco de 1 limão pequeno (opcional, dá um gostinho bom à maionese)
1/2 xícara (chá) de óleo de soja

Modo de preparo:

1. Em uma panela pequena coloque o amido de milho e o 1/2 copo de água em temperatura ambiente. Leve ao fogo mechendo sempre até cozinhar o amido (tem que ficar como um gel). Espere esfriar.

2. Enquanto isso, coloque no liquidificador o leite, o sal, o açúcar, o ovo e o suco de limão.

3. Quando o amido de milho cozido estiver frio coloque no liquidificador com os demais ingredientes. Ligue o liquidificador e vá colocando lentamente o óleo de soja. Esta mistura vai ficar homogênea e mais firme conforme você for colocando o óleo.
Pronto! a maionese está pronta para ser agregada aos legumes da salada.

Sugestão: coloque uma cenoura ralada junto com os legumes, fica ótimo!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Preservar as vitaminas dos vegetais é preciso!

Que as frutas, verduras e legumes são fonte de vitaminas e minerais todo mundo sabe. Mas como preservar as vitaminas destes alimentos na hora do preparo?

O cozimento dos alimentos é importante porque é uma barreira de proteção já que a temperatura elevada destrói microrganismos presentes, mas neste processo algumas vitaminas também são perdidas.

A sugestão é que você corte os vegetais no momento do preparo ou quando for comer.
A vitamina C (ácido ascórbico) está presente em muitas verduras e legumes e é volátil também, o contato com o ar faz com que ela se perca.

Por isso estes alimentos devem ser descascados e cortados na hora de prepará-los ou de servi-los. O contato direto com muita água na hora do cozimento também é outro
fator de perda das vitaminas hidrossolúveis (vitamina C, vitaminas do complexo B, ácido fólico).

Prefira prepara-los então no vapor ou refogando-os e se tiver que cozinhar os vegetais diretamente na água, cozinhe-os com o mínimo de água possível.

Alguns alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão, vegetais verdes folhosos (couve, alface, rúcula...), brócolis, morango, kiwi...

Alguns alimentos ricos em vitaminas do complexo B: cereais, carnes, nozes, peixes, levedo de cerveja, ovos, leite e derivados...

As vitaminas lipossolúveis são bem absorvidas quando são ingeridas acompanhadas de algum tipo de gordura como os óleos vegetais, por exemplo. As vitaminas lipossolúveis são as seguintes: A, D, E, K.

Algumas fontes de vitamina A: fígado, cenoura, abóbora, mamão... Vitamina D: fígado, ovos...
Vitamina E: verduras frescas e também nos óleos vegetais como o óleo de soja, o azeite de oliva...

Preparar os alimentos de forma adequada contribui para uma refeição realmente nutritiva.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Vai às compras? Estas dicas podem te ajudar a comprar melhor!


Primeiramente faça uma lista com os produtos que precisam ser comprados. Ao chegar ao mercado, selecione primeiro os alimentos não perecíveis e só depois compre os perecíveis.

Quando terminar, vá para casa sem perder tempo pelo caminho, pois os alimentos perecíveis se deterioram facilmente na temperatura ambiente que favorece o crescimento de microorganismos que podem estragar o alimento.


Tenha o hábito de ler os rótulos dos alimentos. Os rótulos trazem informações muito importantes como data de validade, ingredientes, presença de alguma substância que talvez você não possa consumir (por exemplo, para uma pessoa que é portadora da doença celíaca saber se um alimento contém ou não glúten é muito importante), informações nutricionais (onde são especificados o valor calórico, quantidade de sódio, gorduras, proteína e carboidratos presentes na porção do alimento).

Observe o estado da embalagem do alimento. Não compre um produto enlatado se a lata estiver amassada ou estufada, nem produtos com embalagem violada ou aberta.

Muitas pessoas têm o hábito de abrir a embalagem e comer o alimento enquanto faz as compras no mercado. Isso não é aconselhável, pois ao mesmo tempo em que a pessoa come, mexe nas embalagens, pega no carrinho de compras... O risco de uma intoxicação alimentar é muito grande.

Observe o estado de higiene e limpeza do local antes de fazer suas compras. Valorize os estabelecimentos limpos, agradáveis e preocupados com a segurança alimentar dos seus clientes.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Benefícios do iogurte natural


Num passado remoto, quando não havia geladeira, quiçá freezer para armazenar a comida de forma segura o ser humano precisou criar formas de conservar os alimentos para estocá-los. Os processos da salga, conserva, compota, fermentação, secagem são alguns modos de inibir o surgimento de microrganismos responsáveis por deteriorar os alimentos.
O iogurte surgiu da necessidade de preservar o leite. Neste caso, a conservação do leite é feita através da fermentação do mesmo apartir de bactérias lácticas (bifidobactérias).
O iogurte é um alimento considerado probiótico por possuir microrganismos que ajudam a equilibrar a microbiota intestinal e devido o processo de fermentação o iogurte possui menos lactose que o leite puro e por isso a digestão se torna mais fácil, podendo inclusive ser consumido por pessoas intolerantes à lactose.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF) alguns dos benefícios preconizados pelas pesquisas com alimentos probióticos incluem: prevenção e melhora de diarréia, restabelecimento da integridade da mucosa intestinal, prevenção e controle de câncer de cólon (intestino grosso), melhora no sistema imunológico (maior resistência às infecções), melhora de constipação (intestino preso) e melhora da alergia a certos alimentos, incluindo intolerância à lactose do leite.
Como você pode ver, o iogurte pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Não é difícil incorporar o iogurte na sua alimentação habitual.
Sugiro uma sobremesa super refrescante e saborosa para os dias de calor: Dilua 1 unidade de gelatina do sabor da sua preferência conforme orientação do fabricante, adicione à gelatina 1 copo (200ml) de iogurte natural e misture bem (de preferência no liquidificador para ficar mais espumadinho). Em uma tigela ou em porções individuais distribua a preparação e misture delicadamente 1 fruta picada. Leve à geladeira por 2 horas ou até que a mistura fique firme (consistência de mousse).
Espante o desejo incontrolável por doces comendo uma taça de iogurte natural com 1 colher (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de granola ou uma fruta de sua preferência.
A seguir uma receita de iogurte natural fácil e barata para fazer em casa!



Iogurte Natural

Ingredientes:

1 litro de leite integral
2 colheres (sopa) leite em pó integral
1 copo de iogurte natural (de qualquer marca, comprado no mercado)

Modo de preparo:

Coloque o leite e o leite em pó em uma panela (tem que ser na panela mesmo, pois haverá mais espaço para o leite ferver e assim não transbordar) e leve ao fogo. Quando o leite levantar fervura deixe-o ferver por 3 minutos. Desligue o fogo e espere o leite ficar morno (mais ou menos 40°C). Em seguida, acrescente o iogurte natural. Tampe a panela e a envolva em um pano. Mantenha fora de refrigeração por 12 horas ou até que o iogurte fique pronto (tem que ficar firme). Quando o iogurte estiver pronto separe um copo para fazer o iogurte novamente e o restante coloque em um pote de plástico e conserve-os na geladeira. A temperatura para conservar o iogurte sob refrigeração deve ser inferior a 10°C.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Modificando a tradição...


Sempre que queremos confraternizar logo vem a dúvida: O que vai ter para comer e para beber???
A sugestão de comer é tão implícita que aparece logo no prefixo da palavra: come-morar, concorda?
Os prazeres da mesa nos une! Geralmente os quitutes da comemoração são bem calóricos, ricos em gordura e sal ou açúcar (péssimo para quem está tentando mudar seus habitos alimentares). Isso não significa que não possamos comemorar de vez em quando apreciando uma boa comida, mas para variar um pouco, que tal ao invés de convidar seus amigos para comer, convidá-los para dançar? Ou fazer alguma atividade ao ar livre em um lugar agradável? Ou ir ao cinema assistir a um bom filme? Em fim, a diversão nem sempre precisa estar associada ao sabor irresistivel de um doce mas pode estar associada à doce presença de pessoas queridas!!!!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Em tempos de calor excessívo...


Nos últimos tempos temos observado o aumento da temperatura na região sul, bem como nas demais regiões do país. O clima não está apenas mais aquecido, mas também mais úmido. Qualquer atividade ao ar livre se torna mais difícil e a pressão arterial de muitas pessoas já está sentido a diferença na temperatura.
Os meios de comunicação estão sugerindo que se aumente o consumo de água e isso é de fato muito importante, mas não podemos esquecer de consumir uma alimentação leve e equilibrada com frutas variadas em quantidades adequadas (a Pirâmide Alimentar sugere o consumo de 3 a 5 porções de futas por dia). Isso garante o equilíbrio dos minerais do nosso organismo, pois a tendência é aumentar a sudorese e a ingestão maior de água é inevitável. Junto com o suor perdemos minerais importantes para o bom funcionamento do organismo e as frutas contribuem para manter o equilíbrio destes minerais. Portanto, nos lanches prefira consumir frutas da época.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Esta animação divertida criada por Rafael Dourado mostra que a alimentação saudável começa na escolha dos alimentos...

Inclua fibras na sua alimentação

Você já deve ter ouvido esta sugestão muitas vezes, mas quando se fala em aumentar o consumo de fibras logo vem à idéia de que é preciso virar passarinho e passar a comer sementes e coisas parecidas ou que as refeições serão monótonas e pouco saborosas.
Na verdade esta idéia é um mito. As fibras podem contribuir e muito para a sua saúde!
Seu intestino funcionará regularmente sem a necessidade de utilizar laxantes, será possível prevenir doenças como o câncer de intestino, combater a obesidade, controlar diabetes mellitus e doenças cardiovasculares. Uma dieta rica em fibras contribui para aumentar a saciedade e de quebra ajuda a reduzir a absorção de gorduras e colesterol presentes em alguns alimentos de origem animal como a carne vermelha, por exemplo.
As fibras estão presentes nas frutas, verduras, legumes, leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja...). Isto significa que uma dieta equilibrada já é em si rica em fibras, mas de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é baixo consumo de fibras no Brasil onde se observa uma significativa freqüência de câncer de cólon e reto.

Bote uma corzinha no seu prato!

Quanto mais colorido for seu prato maior será a ingestão de vitaminas, minerais e fibras. Aproveite o vermelho do tomate, o roxo da beterraba, o verde do alface... Procure colocar no seu prato os legumes e verduras que você mais gosta e depois comece a incorporar os demais aos poucos. Dessa maneira você estará criando um hábito saudável.
Existem dois tipos de fibras alimentares: as solúveis e as insolúveis.
As fibras solúveis são aquelas que se dissolvem em contato com a água (pectina, goma, mucilagem). Contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, regularizam o funcionamento dos intestinos tanto na diarréia quanto na constipação e ainda ajudam a diminuir a absorção de glicose e colesterol. Estão presentes nas frutas, vegetais, feijões, lentilha, grão-de-bico, aveia, linhaça...
As fibras insolúveis (celuloses, ligninas e hemiceluloses) ao contrário das fibras solúveis não se dissolvem na água, mas beneficiam o funcionamento intestinal, pois aumentam o bolo fecal além de garantir os movimentos peristálticos. Isso significa que este tipo de fibra funciona como uma “vassoura” que ajuda a limpar nosso intestino e evita o acúmulo contribuindo com a prevenção da constipação e de hemorróidas. Fibras insolúveis são encontradas no farelo de trigo, nas leguminosas, nos vegetais...
Os cereais que também são fonte de fibras devem sim fazer parte diariamente da nossa alimentação. Ah, mas não se esqueça: É necessário uma boa ingestão de líquidos (água preferencialmente) e praticar atividades físicas regularmente.
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, a recomendação é de 25 g de fibras alimentares ao dia para adultos saudáveis e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão de fibras alimentares totais acima de 25 g por dia. Esta quantidade pode ser alcançada apenas associando à sua alimentação diária frutas, verduras, legumes, leguminosas, cereais integrais...
A Pirâmide Alimentar recomenda a ingestão de 3 a 5 porções de frutas e de 4 a 5 porções de hortaliças por dia.

Então, seguem de sugestão duas receitas saborosas.

BISCOITO DE AVEIA

Ingredientes:
1 pitadinha de sal
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ovo
1/2 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
1 ½ xícaras (chá) de aveia em flocos
1 colher (sopa) de margarina light sem sal
1 colher (sopa) de mel
Canela à gosto

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a (200°). Numa vasilha funda, bata bem o ovo até ficar espumando, a seguir, junte o açúcar e a margarina light sem sal. Acrescente aos poucos o restante dos ingredientes, mexendo bem. Com uma colher (chá), vá colocando a massa numa forma untada e enfarinhada deixando espaço entre os biscoitos. Leve-os ao forno por 15 minutos, ou até ficarem corados.

BARRA DE CEREAL LIGHT:

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/2 xícara de mel
1 xícara de flocos de milho
1/2 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara de uva passa sem sementes
1 colher (sopa) de margarina light sem sal

Modo de preparo:
Leve ao fogo uma panela com o açúcar, mel, flocos de milho, aveia em flocos e uva passa. Cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até obter uma massa homogênea. Retire do fogo, despeje a massa sobre uma superfície lisa, untada com a margarina light. Corte as barrinhas no formato de retângulos com a massa ainda quente. Quando esfriar, envolva as barrinhas em filme multiuso especial para alimentos ou guarde em um pote bem fechado.