Saúde é Qualidade de Vida

Este blog é elaborado com muito carinho e é destinado a todos que buscam informações seguras sobre alimentação saudável para a promoção da qualidade de vida. Saiba que as informações contidas neste blog são gerais de carater informativo e não substitui de forma alguma o atendimento nutricional individualizado com o profissional nutricionista. Sejam todos bem vindos!!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dias Especiais!!!!


Queridos leitores!!!
Gostaria de dividir com vocês a minha satisfação por ter ministrado uma palestra no dia 11 de maio para uma platéia muito especial e agradável na sede do 15° núcleo do CPERS em Erechim-RS. A palestra foi sensacional pois eu contei com a participação da platéia que se mostrou muito interessada no tema, fizeram muitos questionamentos, colaboraram também trazendo exemplos tirados de experiências vividas e o que aconteceu foi uma grande troca de conhecimento.
O tema da palestra foi " 5 Dicas par melhorar a qualidade da alimentação para a promoção da qualidade de vida em todas as idades!"
Eu havia sugerido algumas receitas simples para mostrar que de forma saudável e saborosa muitos alimentos podem passar a fazer parte de nossa alimentação habitual, basta um pouco de criatividade e a nossa saúde é a grande beneficiada.
Minha mãe sempre diz que nunca devemos saír da mesa totalmente saciados, devemos sair com um gostinho de "quero mais", pois isso é um incentio para voltarmos. Concordando ou não com esta idéia, eu digo que não saimos desta experiência totalmente saciados, não é? Ficou dentro de mim um gostinho de "quero mais" e espero que para os presentes na palestra tenha acontecido o mesmo.
A nutrição é uma ciênciaque está muito longe de ser estática, pelo contrário, está sempre evoluindo e espero que nunca abandonemos o desejo de conhecer mais sobre o assunto que é muito interessante e este conhecimento trás benefícios incalculáveis para nossa saúde se colocarmos em prática em nosso cotidiano.

Agora então, deixarei aqui registradas as receitas, espero que sejam úteis a vocês!

Creme de ervas finas com iogurte


Ingredientes:

1 pote de iogurte natural

suco de 1 limão

1 colhe (sopa) de azeite de oliva

½ colher (chá) de Sal

1 alho bem picadinho (opcional)

Mix de ervas finas: alecrim, salsinha, sálvia, cheiro verde, manjericão, hortelã e orégano. Tudo bem picadinho.

Modo de preparo:

Misture tudo e deixe na geladeira antes de usar (3 hs antes).

Pode ser usado como acompanhamento de carnes, tempero para salada, molho para massas ou simplesmente para substituir a margarina ou a maionese em sanduíches.


Leite Condensado Diet


Ingredientes

1 xíc. de chá de leite em pó desnatado;

½ xíc. de água fervente;

½ xíc. de adoçante para forno e fogão;


Modo de Preparo

Bater no liquidificador por 3 minutos e manter sob refrigeração por 30 minutos antes de utilizá-lo.

Este leite condensádo pode ser utilizado para preparar um delicioso pudim de leite condensado adicionando à receita a mesma medida de leite, 3 ovos e1 colher (sopa) de farinha de trigo. Bater todos os ingredientes no líquidificador, adicionar a uma fôrma caramelada e levar ao banho-maria por 1hora e 10 minutos ou até que fique firme. Fica divino! Outra sugestão para utilizar o leite condensádo diet é a seguinte:


Mousse de maracujá


Ingredientes:

1 pote de iogurte natural

1 receita de leite condensado diet

1 copo (200ml) de leite desnatado

½ copo de suco concentrado de maracujá

1 envelope de gelatina em pó sem sabor incolor


Modo de preparo:

Hidrate a gelatina em pó sem sabor, conforme orientação do fabricante e reserve. No liquidificador bata o leite condensado, o iogurte natural e o suco de maracujá. Em seguida, agregue a gelatina em pó sem sabor e continue a bater (só para misturar). Por fim, coloque em um refratário e leve à geladeira até ficar firme (mais ou menos 2 horas).


Vale lembrar que o equilíbrio é o segredo! Mesmo sendo receitas com menos calorias que as receitas tradicionais devem ser consumidas com moderação.

Bom apetite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário