Saúde é Qualidade de Vida

Este blog é elaborado com muito carinho e é destinado a todos que buscam informações seguras sobre alimentação saudável para a promoção da qualidade de vida. Saiba que as informações contidas neste blog são gerais de carater informativo e não substitui de forma alguma o atendimento nutricional individualizado com o profissional nutricionista. Sejam todos bem vindos!!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Projeto Inverno Saudável!!!

Você sabia que a alimentação pode contribuir para melhorar seu bem estar físico, inclusive nesta época do ano?

Alimentos ricos em vitamina A, ácido ascórbico (vulgo Vitamina C), vitaminas do complexo B, vitamina E, ácido fólico e minerais como Zinco e Selênio dão literalmente uma força e por isso devem fazer parte da nossa alimentação habitual principalmente nesta época do ano.

Que alimentos consumir?

A sugestão é incorporar à nossa alimentação habitual alimentos como iogurte, alho, gengibre, frutas, legumes e verduras variados. Veja abaixo as fontes das vitaminas e minerais importantes para melhorar nosso sistema imunológico e de quebra amenizar o stress:

Vitamina A: cenoura, abóbora, mamão, fígado, batata doce, brócolis, damasco...

Vitaminas do Complexo B: banana (também rica em triptofano e por isso confere bem estar), ovos, espinafre e brócolis, jabuticaba, laranja, uvas, levedo...

Vitamina C: Esta vitamina pode se perder com o tempo, portanto, alimentos preparados como por exemplo, suco de laranja e acerola, deve ser consumido imediatamente logo após o seu preparo para que não haja grandes perdas. Algumas fontes: laranja, limão, acerola, kiwi, caju, morango, tomates, pimentões, vegetais folhosos escuros, lima...

Vitamina E: germe de trigo, óleo de soja (Os óleos vegetais são ricos em vitamina E, independente da marca!), oleaginosas como a castanha, nozes, amêndoas e outra fonte é a gema do ovo, além dos vegetais folhosos.

Ácido Fólico: fígado, feijões, brócolis, couve, espinafre, rúcula, atualmente as farinhas são enriquecidas com ácido fólico, além do ferro.

Selênio: carne de aves, fígado, castanhas, peixes...

Zinco: carnes, peixes, leite, cereais integrais, fígado...

Os alimentos sugeridos são bem simples e muitos deles fazem parte da nossa alimentação diária. A natureza é sábia, pois as verduras, os legumes e as frutas da época são ricos nas vitaminas e nos minerais que necessitamos para ter uma boa qualidade de vida e melhorar nosso estado de saúde. Cabe a nós fazermos as escolhas alimentares corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário