Saúde é Qualidade de Vida

Este blog é elaborado com muito carinho e é destinado a todos que buscam informações seguras sobre alimentação saudável para a promoção da qualidade de vida. Saiba que as informações contidas neste blog são gerais de carater informativo e não substitui de forma alguma o atendimento nutricional individualizado com o profissional nutricionista. Sejam todos bem vindos!!!!

terça-feira, 30 de março de 2010

Um olhar sobre a alimentação de nossas crianças.

Excesso de peso, Hipertensão (pressão alta), Diabetes, Hipercolesterolemia (colesterol alto)... Doenças comuns em adultos? Não só! Estas patologias têm sido observadas cada vez mais cedo, nas crianças, crianças pequenas.

A mais ou menos três décadas atrás a desnutrição era grande causa de preocupação no que tange o estado nutricional das crianças e impulsionou o surgimento de programas sociais de enfrentamento à fome e a pobreza. O tempo passou e hoje a preocupação mudou! O que exige maior atenção agora é o excesso de peso que pode ser observado nos infantes de todas as classes sociais. E associada à obesidade, surgem outros problemas de saúde, como os descritos no inicio deste texto. São efeitos da vida moderna?

É necessário que não só os pais, mas toda a família cultivem hábitos alimentares saudáveis. As crianças aprendem muito com os exemplos que observam nos outros (na maioria das vezes nos adultos). É no ambiente familiar que as crianças adquirem os hábitos alimentares que cultivarão no decorrer da vida.
Prestar atenção no que comemos e no que as crianças comem é o primeiro passo para uma tomada de consciência de possíveis problemas nutricionais e se for necessário buscar ajuda!

Vale lembrar que somos nós os adultos da casa que devemos decidir quais os alimentos que devem ser adquiridos para nutrir toda a família e não as crianças! Reduzir o consumo de refrigerantes, que na maioria das vezes são ricos em corantes e açúcar, evitar o consumo de sal e açúcar em excesso, oferecer opções de alimentos saudáveis como iogurte, frutas, pão integral, leite... Incentivar a prática de atividades físicas, mesmo como forma de lazer são medidas simples, mas contribuem para um bom estado de saúde.

O sedentarismo também contribui para o surgimento de muitas patologias, portanto, cultivar hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas, por exemplo, melhoram a qualidade de vida de pessoas de todas as idades!
Viver é muito bom e viver com saúde é melhor ainda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário