Primeiramente faça uma lista com os produtos que precisam ser comprados. Ao chegar ao mercado, selecione primeiro os alimentos não perecíveis e só depois compre os perecíveis.
Quando terminar, vá para casa sem perder tempo pelo caminho, pois os alimentos perecíveis se deterioram facilmente na temperatura ambiente que favorece o crescimento de microorganismos que podem estragar o alimento.
Tenha o hábito de ler os rótulos dos alimentos. Os rótulos trazem informações muito importantes como data de validade, ingredientes, presença de alguma substância que talvez você não possa consumir (por exemplo, para uma pessoa que é portadora da doença celíaca saber se um alimento contém ou não glúten é muito importante), informações nutricionais (onde são especificados o valor calórico, quantidade de sódio, gorduras, proteína e carboidratos presentes na porção do alimento).
Observe o estado da embalagem do alimento. Não compre um produto enlatado se a lata estiver amassada ou estufada, nem produtos com embalagem violada ou aberta.
Muitas pessoas têm o hábito de abrir a embalagem e comer o alimento enquanto faz as compras no mercado. Isso não é aconselhável, pois ao mesmo tempo em que a pessoa come, mexe nas embalagens, pega no carrinho de compras... O risco de uma intoxicação alimentar é muito grande.
Observe o estado de higiene e limpeza do local antes de fazer suas compras. Valorize os estabelecimentos limpos, agradáveis e preocupados com a segurança alimentar dos seus clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário