Saúde é Qualidade de Vida

Este blog é elaborado com muito carinho e é destinado a todos que buscam informações seguras sobre alimentação saudável para a promoção da qualidade de vida. Saiba que as informações contidas neste blog são gerais de carater informativo e não substitui de forma alguma o atendimento nutricional individualizado com o profissional nutricionista. Sejam todos bem vindos!!!!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Benefícios do iogurte natural


Num passado remoto, quando não havia geladeira, quiçá freezer para armazenar a comida de forma segura o ser humano precisou criar formas de conservar os alimentos para estocá-los. Os processos da salga, conserva, compota, fermentação, secagem são alguns modos de inibir o surgimento de microrganismos responsáveis por deteriorar os alimentos.
O iogurte surgiu da necessidade de preservar o leite. Neste caso, a conservação do leite é feita através da fermentação do mesmo apartir de bactérias lácticas (bifidobactérias).
O iogurte é um alimento considerado probiótico por possuir microrganismos que ajudam a equilibrar a microbiota intestinal e devido o processo de fermentação o iogurte possui menos lactose que o leite puro e por isso a digestão se torna mais fácil, podendo inclusive ser consumido por pessoas intolerantes à lactose.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF) alguns dos benefícios preconizados pelas pesquisas com alimentos probióticos incluem: prevenção e melhora de diarréia, restabelecimento da integridade da mucosa intestinal, prevenção e controle de câncer de cólon (intestino grosso), melhora no sistema imunológico (maior resistência às infecções), melhora de constipação (intestino preso) e melhora da alergia a certos alimentos, incluindo intolerância à lactose do leite.
Como você pode ver, o iogurte pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Não é difícil incorporar o iogurte na sua alimentação habitual.
Sugiro uma sobremesa super refrescante e saborosa para os dias de calor: Dilua 1 unidade de gelatina do sabor da sua preferência conforme orientação do fabricante, adicione à gelatina 1 copo (200ml) de iogurte natural e misture bem (de preferência no liquidificador para ficar mais espumadinho). Em uma tigela ou em porções individuais distribua a preparação e misture delicadamente 1 fruta picada. Leve à geladeira por 2 horas ou até que a mistura fique firme (consistência de mousse).
Espante o desejo incontrolável por doces comendo uma taça de iogurte natural com 1 colher (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de granola ou uma fruta de sua preferência.
A seguir uma receita de iogurte natural fácil e barata para fazer em casa!



Iogurte Natural

Ingredientes:

1 litro de leite integral
2 colheres (sopa) leite em pó integral
1 copo de iogurte natural (de qualquer marca, comprado no mercado)

Modo de preparo:

Coloque o leite e o leite em pó em uma panela (tem que ser na panela mesmo, pois haverá mais espaço para o leite ferver e assim não transbordar) e leve ao fogo. Quando o leite levantar fervura deixe-o ferver por 3 minutos. Desligue o fogo e espere o leite ficar morno (mais ou menos 40°C). Em seguida, acrescente o iogurte natural. Tampe a panela e a envolva em um pano. Mantenha fora de refrigeração por 12 horas ou até que o iogurte fique pronto (tem que ficar firme). Quando o iogurte estiver pronto separe um copo para fazer o iogurte novamente e o restante coloque em um pote de plástico e conserve-os na geladeira. A temperatura para conservar o iogurte sob refrigeração deve ser inferior a 10°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário