Saúde é Qualidade de Vida

Este blog é elaborado com muito carinho e é destinado a todos que buscam informações seguras sobre alimentação saudável para a promoção da qualidade de vida. Saiba que as informações contidas neste blog são gerais de carater informativo e não substitui de forma alguma o atendimento nutricional individualizado com o profissional nutricionista. Sejam todos bem vindos!!!!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Vai às compras? Estas dicas podem te ajudar a comprar melhor!


Primeiramente faça uma lista com os produtos que precisam ser comprados. Ao chegar ao mercado, selecione primeiro os alimentos não perecíveis e só depois compre os perecíveis.

Quando terminar, vá para casa sem perder tempo pelo caminho, pois os alimentos perecíveis se deterioram facilmente na temperatura ambiente que favorece o crescimento de microorganismos que podem estragar o alimento.


Tenha o hábito de ler os rótulos dos alimentos. Os rótulos trazem informações muito importantes como data de validade, ingredientes, presença de alguma substância que talvez você não possa consumir (por exemplo, para uma pessoa que é portadora da doença celíaca saber se um alimento contém ou não glúten é muito importante), informações nutricionais (onde são especificados o valor calórico, quantidade de sódio, gorduras, proteína e carboidratos presentes na porção do alimento).

Observe o estado da embalagem do alimento. Não compre um produto enlatado se a lata estiver amassada ou estufada, nem produtos com embalagem violada ou aberta.

Muitas pessoas têm o hábito de abrir a embalagem e comer o alimento enquanto faz as compras no mercado. Isso não é aconselhável, pois ao mesmo tempo em que a pessoa come, mexe nas embalagens, pega no carrinho de compras... O risco de uma intoxicação alimentar é muito grande.

Observe o estado de higiene e limpeza do local antes de fazer suas compras. Valorize os estabelecimentos limpos, agradáveis e preocupados com a segurança alimentar dos seus clientes.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Benefícios do iogurte natural


Num passado remoto, quando não havia geladeira, quiçá freezer para armazenar a comida de forma segura o ser humano precisou criar formas de conservar os alimentos para estocá-los. Os processos da salga, conserva, compota, fermentação, secagem são alguns modos de inibir o surgimento de microrganismos responsáveis por deteriorar os alimentos.
O iogurte surgiu da necessidade de preservar o leite. Neste caso, a conservação do leite é feita através da fermentação do mesmo apartir de bactérias lácticas (bifidobactérias).
O iogurte é um alimento considerado probiótico por possuir microrganismos que ajudam a equilibrar a microbiota intestinal e devido o processo de fermentação o iogurte possui menos lactose que o leite puro e por isso a digestão se torna mais fácil, podendo inclusive ser consumido por pessoas intolerantes à lactose.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF) alguns dos benefícios preconizados pelas pesquisas com alimentos probióticos incluem: prevenção e melhora de diarréia, restabelecimento da integridade da mucosa intestinal, prevenção e controle de câncer de cólon (intestino grosso), melhora no sistema imunológico (maior resistência às infecções), melhora de constipação (intestino preso) e melhora da alergia a certos alimentos, incluindo intolerância à lactose do leite.
Como você pode ver, o iogurte pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Não é difícil incorporar o iogurte na sua alimentação habitual.
Sugiro uma sobremesa super refrescante e saborosa para os dias de calor: Dilua 1 unidade de gelatina do sabor da sua preferência conforme orientação do fabricante, adicione à gelatina 1 copo (200ml) de iogurte natural e misture bem (de preferência no liquidificador para ficar mais espumadinho). Em uma tigela ou em porções individuais distribua a preparação e misture delicadamente 1 fruta picada. Leve à geladeira por 2 horas ou até que a mistura fique firme (consistência de mousse).
Espante o desejo incontrolável por doces comendo uma taça de iogurte natural com 1 colher (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de granola ou uma fruta de sua preferência.
A seguir uma receita de iogurte natural fácil e barata para fazer em casa!



Iogurte Natural

Ingredientes:

1 litro de leite integral
2 colheres (sopa) leite em pó integral
1 copo de iogurte natural (de qualquer marca, comprado no mercado)

Modo de preparo:

Coloque o leite e o leite em pó em uma panela (tem que ser na panela mesmo, pois haverá mais espaço para o leite ferver e assim não transbordar) e leve ao fogo. Quando o leite levantar fervura deixe-o ferver por 3 minutos. Desligue o fogo e espere o leite ficar morno (mais ou menos 40°C). Em seguida, acrescente o iogurte natural. Tampe a panela e a envolva em um pano. Mantenha fora de refrigeração por 12 horas ou até que o iogurte fique pronto (tem que ficar firme). Quando o iogurte estiver pronto separe um copo para fazer o iogurte novamente e o restante coloque em um pote de plástico e conserve-os na geladeira. A temperatura para conservar o iogurte sob refrigeração deve ser inferior a 10°C.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Modificando a tradição...


Sempre que queremos confraternizar logo vem a dúvida: O que vai ter para comer e para beber???
A sugestão de comer é tão implícita que aparece logo no prefixo da palavra: come-morar, concorda?
Os prazeres da mesa nos une! Geralmente os quitutes da comemoração são bem calóricos, ricos em gordura e sal ou açúcar (péssimo para quem está tentando mudar seus habitos alimentares). Isso não significa que não possamos comemorar de vez em quando apreciando uma boa comida, mas para variar um pouco, que tal ao invés de convidar seus amigos para comer, convidá-los para dançar? Ou fazer alguma atividade ao ar livre em um lugar agradável? Ou ir ao cinema assistir a um bom filme? Em fim, a diversão nem sempre precisa estar associada ao sabor irresistivel de um doce mas pode estar associada à doce presença de pessoas queridas!!!!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Em tempos de calor excessívo...


Nos últimos tempos temos observado o aumento da temperatura na região sul, bem como nas demais regiões do país. O clima não está apenas mais aquecido, mas também mais úmido. Qualquer atividade ao ar livre se torna mais difícil e a pressão arterial de muitas pessoas já está sentido a diferença na temperatura.
Os meios de comunicação estão sugerindo que se aumente o consumo de água e isso é de fato muito importante, mas não podemos esquecer de consumir uma alimentação leve e equilibrada com frutas variadas em quantidades adequadas (a Pirâmide Alimentar sugere o consumo de 3 a 5 porções de futas por dia). Isso garante o equilíbrio dos minerais do nosso organismo, pois a tendência é aumentar a sudorese e a ingestão maior de água é inevitável. Junto com o suor perdemos minerais importantes para o bom funcionamento do organismo e as frutas contribuem para manter o equilíbrio destes minerais. Portanto, nos lanches prefira consumir frutas da época.